Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Diga NÃO para a FELICIDADE...


 
Não sei se você já assistiu ao filme “Sim, senhor”, lançado em 2008 pela Warner Bros, que tem como protagonista o ator Jim Carrey. A comédia se inicia com um homem entediado com o seu emprego num Banco, com amigos que não o desafiam e com um casamento falido. Uma vida completamente infeliz e sem brilho. Mas num belo dia, ele entra por curiosidade e insistência de um amigo em uma reunião, onde a filosofia predominante é dizer “SIM” para tudo. Não importa quão descabida ou absurda seja a oportunidade, é expressamente proibido dizer “NÃO”, sob o risco de ser amaldiçoado. “SIM” é a fórmula apregoada para a felicidade.

Gostaria de esclarecer que assisti a este filme por uma indicação de um amigo, que chamou a minha atenção para a filosofia que regia a comédia. Mas, não tenho coragem de indicá-lo, pois tive que ficar o tempo todo com o controle nas mãos, saltando entre as cenas devido aos apelos sensuais e cenas indecorosas.

Carrey, que no filme faz o personagem de Carl, decide dizer “SIM” a tudo, partindo do principio que a palavra “SIM” o levará a mares nunca antes navegados e que isso acarretará em experiências novas e reveladoras. É nos dito que a felicidade e a "vida digna de ser vivida" se encontra em uma pequena atitude positiva, "SIM".

Já notaram como esta ideia é atual? Reflita por alguns minutos e certamente perceberá que este é o apelo constante da sociedade a todos nós. Qual é a fórmula oferecida para a felicidade? O mundo nos diz que: para alguém ser feliz, precisa dizer “SIM” para tudo o que o coração desejar. Não pode perder oportunidades, pois eles não batem duas vezes na mesma porta. Deve dizer “SIM” para todo tipo de ideia soprada pelo mundo nos nossos ouvidos, pois reprimir vontades, bloquear desejos e conter a libido, traz traumas ao homem (Freud). É bradado aos quatro ventos que não há possiblidade de ser feliz com tantas castrações em sua vida. Não há espaço para o prazer com uma vida tão regrada. Liberte-se! Mas será que estamos realmente diante da fórmula da felicidade?
Vamos rapidamente analisar o que a Bíblia ensina sobre este assunto? Gostaria de meditar com você no salmo 1:1.

“Bem-aventurado o homem que NÃO anda no conselho dos ímpios, NÃO se detém no caminho dos pecadores, NEM se assenta na roda dos escarnecedores.”

             Se você fosse um judeu e tivesse lendo este verso pela primeira vez, jamais deixaria passar despercebido um detalhe muito importante. Note que podemos resumir este verso assim: “Bem aventurado o homem que” “NÃO”, “NÃO” e “NÃO”. Logo no início do cântico o compositor nos ensina que a felicidade só é possível quando aprendermos a dizer “NÃO”.  O “NÃO” nesta passagem é o detalhe que demarca um contraste colossal entre a fórmula de Deus para a felicidade e a filosofia do mundo atual!

Não é por acaso que em apenas um verso aparece três vezes a mesma palavra - “NÃO”. Este é um recurso linguístico do hebraico, e é utilizado para demarcar uma ênfase. O autor está a perguntar: quer realmente ser feliz e realizado? Quer ter uma vida ditosa e bem sucedida? Aprenda rapidamente que a felicidade começa com um retumbante e sonoro “NÃO”. Se você não aprender a dizer “NÃO” para o mundo, “NÃO” para as tentações, “NÃO” para a sedução, “NÃO” para satanás e “NÃO” para você mesmo, nunca encontrará a verdadeira felicidade. 

Quer um conselho? Não adote a filosofia do “SIM”. A libertinagem só te oferecerá alguns momentos de êxtase e euforia. A felicidade real só começará quando aprendermos a dizer “NÃO”.
Comentários
0 Comentários