Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 29 de setembro de 2012

Ninguém será contra nós, se Deus for por nós. SERÁ?


 
No decorrer dos anos tenho presenciado o texto de Romanos 8:31 ser utilizado de uma maneira muito perigosa. Tenho observado chaveiros, camisetas, marcadores de livros e adesivos de carros com esta citação: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" É importante mencionar que não sou contra o uso de versículos bíblicos impressos em tais objetos. Não vejo problema algum. A minha grande questão é o uso inadequado destas passagens. Você pode notar que quando uma referência bíblica está na boca do povo, quando crentes e descrentes fazem uso de um trecho escriturístico, quase sem exceção, este texto sofre abuso interpretativo em benefício de uma aplicação tocante.
Se Deus é por nós quem será contra nós? Esta frase tem sido usada ingenuamente. Citada sem o devido exame, ela parece eliminar todos os nossos inimigos. Como se dissesse: Ninguém será contra nós, se Deus for por nós. Se Deus é por nós, nem um mal irá nos atingir. Quem ousará se levantar contra nós, se Deus estiver do nosso lado? Se Deus é por nós, ninguém se traverá a nos fazer mal algum. Será? Será que é isto que o versículo realmente quer ensinar? Ou infelizmente, mais uma vez, o vírus da teologia da prosperidade nos alcançou sorrateiramente?

           Para tentar esclarecer um pouco melhor as ideias, sugiro que leia com atenção as passagens abaixo:

1 Pedro 5:8  Sede sóbrios e vigilantes. O DIABO, VOSSO ADVERSÁRIO, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;

 Mateus 10:36  Assim, os INIMIGOS do homem serão OS DA SUA PRÓPRIA CASA.

Gálatas 5:17  Porque A CARNE MILITA contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
I Jo.3:13  Irmãos, não vos maravilheis se O MUNDO VOS ODEIA.

A resposta à pergunta, "se Deus é por nós quem será contra nós?", é:  O DIABO será contra nós, o MUNDO será contra nós e a nossa própria NATUREZA CAÍDA será contra nós. E o mais impressionante é que esta oposição surge justamente porque somos filhos de Deus. Foi a salvação que trouxe na esteira o ódio. Note o versículo a seguir:

SEREIS ODIADOS de todos POR CAUSA DO MEU NOME... Mateus 10:22  

            Então o que o versículo de Romanos 8:31 pretende nos ensinar?

Que temos e sempre teremos inimigos nesta vida, mas a vitória já foi sancionada. É fato que ainda teremos grandes embates nesta vida.. Muitas dores, sofrimentos e dificuldades, mas o consolo,  é que podemos ter plena segurança da nossa salvação. Note bem a continuidade da passagem:

35 ...Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

36  Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Rm.8:35,36

Está conseguindo notar agora quão grandes inimigos nós temos? Quão gigantes   são as dificuldades que ainda estamos sujeitos a passar nesta vida? Dê mais uma olhadela na continuação da passagem:

37  Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Rm.8:37

Este verso é um dos mais bonitos das Escrituras. Ele nos ensina que somos vencedores, mas isto não significa ausência de inimigos e de grandes lutas. Deus nos deu a vitória em Cristo. A nossa grande premiação, o nosso pódium é a salvação que um dia fomos contemplados. Ser salvo e aguardar com esperança o momento glorioso que nos foi reservado. Este é o verdadeiro significado de vencedor. Se te prometeram outra coisa, infelizmente você foi enganado, pois a ausência de tribulações é um almejar equivocado para este mundo que jaz no maligno. Leia com atenção os versículos abaixo e note quanta luta é descrita para o crente:
 
38  Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
39  nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rm.8:38,39

Será que temos inimigos? Se Deus é por nós quem será contra nós? A resposta não deve ser: NINGUÉM SERÁ CONTRA NÓS, como muitos pensam, e sim, TODOS SERÃO CONTRA NÓS. Seres naturais e sobrenaturais. E é exatamente esta verdade que faz com que esta passagem seja forte e encha o nosso coração de alegria. Nenhum deles, nenhum dos nossos inimigos, poderão separar-nos do amor de Deus. Eles podem fazer o que quiserem. Usar toda a criatividade para tramar o mal contra nós. Podem nos torturar e até mesmo tirar a nossa vida, mas jamais arranharão um pouquinho sequer da superfície da nossa salvação. Da nossa verdadeira vitória em Cristo. Que verdade gloriosa! Podemos ficar completamente certos de que Cristo já triunfou na ressurreição. Leia o trecho abaixo:

“Os principados e potestades foram expostos. Toda a nudez descoberta. Vergonha, humilhação, uma cruel sensação. O riso diabólico se tornou em pranto. O folguedo em canto fúnebre. Houve triunfo, houve triunfo! Cristo venceu a morte. O que parecia uma vitória avassaladora do mal, não passava da mais horrenda derrota eternal.” http://www.produzindofrutos.blogspot.com.br/2012/09/cristo-venceu-morte.html

Conclusão: Tenha mais cuidado com versículos soltos, retirados de seu contexto. Questione as interpretações populares. Use a Bíblia com responsabilidade.

                                                       Que Deus abençoe a todos nós!
Comentários
0 Comentários