Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A Bíblia foi feita por homens?


Marcos:1:1

"Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus."
 
No decorrer da série de estudos que estamos dando início aqui no blog, iremos nos deter exclusivamente no versículo primeiro de Marcos. A decisão de estudar esta passagem é devido ao grande debate que tem surgido entre os eruditos a respeito da veracidade deste texto bíblico que temos em mãos em consonância com os Autógrafos (Textos originais). Este primeiro Post é apenas introdutório. O nosso desejo é atualizá-lo a respeito de toda a discussão.

 Um nome tem se destacado nesta polêmica, o estudioso Bart D. Ehrman, professor muito conceituado de Oxford. Este homem tem um passado intrigante. Foi pastor por um ano da Igreja Batista de Princeton após se formar no Moody Bible Institute e na Faculdade Cristã Evangélica de Wheaton. Mas o que chocou o mundo cristão é que apesar de sua formação ortodoxa, ele se tornou o grande inimigo da fé. Ele declarou no  livro God's Problem, ter perdido completamente sua fé em Deus e não se considerar mais um cristão. Estamos diante de um ateu de "peso". Muitos ateístas têm classificado Barth Ehrmam como o ateu do século, destronando nomes clássicos como é o caso do famosíssimo Richard Dawkins.

 Note na citação a seguir quão mordaz Ehrmam tem sido em relação à Bíblia: "Quanto mais estudava, percebia que em vez de uma revelação infalível de Deus, inspirada por suas próprias palavras, a Bíblia era um livro muito humano, com todas as marcas de que saíra de mãos humanas: discrepâncias, contradições, erros e pontos de vista diferentes de diferentes autores vivendo em épocas diferentes em diferentes países, escrevendo por diferentes motivos para diferentes públicos e necessidadades.*

Notaram a ousadia e o destemor? Este homem tem escrito muito livros e artigos combatendo a fé cristã. E infelizmente, estas obras tem encontrado um grande espaço nas prateleiras dos leitores brasileiros. Para que possamos mensurar a ânsia de alguns anticristãos em proliferar tal tipo de leitura no nosso país, destacamos, por exemplo, o livro intitulado “O que Jesus disse e o que Jesus não disse” que estava sendo vendido, há alguns meses atrás, por apenas R$ 7,90 nas revistas da AVON. A grande pergunta que deve nos inquietar é:  como uma obra acadêmica foi barateada a este ponto? Qual foi o último livro de um autor reconhecido mundialmente que você viu ser mercadejo por esta bagatela? O que tem por trás? Qual o subsídio? Talvez a compra de milhares e milhares de cópias de suas obras por parte dos mulçumanos nos fale alguma coisa.

Precisamos está com os olhos bem abertos, pois o intuito de tal façanha é massificar e proliferar o descrédito da Bíblia que temos em mãos. O desejo é aniquilar a autoridade do Livro sagrado. A linguagem desta obra é muito fácil e acessível. Para que você possa ter a devida noção da grande realização de Bart Ehrmam com este livro, é preciso dar ouvidos as autoridades do assunto. E o que eles têm afirmado, é que nunca tiveram em mãos um escrito tão compreensível, popular e didático sobre a Crítica Textual.  Ehrmam conseguiu ultrapassar a barreira da academia. Transformou um assunto considerado tedioso e difícil em atraente e sedutor. E para atingir seus propósitos ele transformou as Escrituras numa espécie de tiro ao alvo.

 É importante olhar para Bart Ehrmam com mais cuidado e atenção, pois se trata de um expoente na academia. Ele já escreveu extensivamente na área de Manuscritologia do Novo Testamento. [1] Muitos o posicionam como a maior autoridade de Crítica Textual da atualidade. Ele foi co-autor de uma obra erudita com um homem que nutre grande respeito chamado Bruce Metzger. Juntos, produziram uma Introdução que é referência no mundo acadêmico.[2]

Seu trabalho mais extenso sobre a transmissão do texto do Novo Testamento é chamado de “A Corrupção Ortodoxa das Escrituras”. E é justamente nesta obra que Ehrman afirma que intencionalmente os escribas mudaram os textos sagrados, como é o caso da inclusão da expressão “υἱοῦ θεοῦ” (Filho de Deus) no final do versículo 1 de Marcos.[3]

Continuaremos a exposição no próximo Post.


* Ehrmam, Barth. H. God’s Problem. P.12
[1] Moisés Silva, review of The Orthodox Corruption of Scripture: The Effects of Early Christological Controversies on the Text of the New Testament,by Bart D. Ehrman, Westminster Theological Journal 57 (Spring 1995): 262.

[2]Bruce M. Metzger and Bart D. Ehrman, The Text of the New Testament, 4th ed. (New York: Oxford University Press, 2005); Bart D. Ehrman, Misquoting Jesus: The Story Behind Who Changed the Bible and Why (New York: HarperSanFrancisco, 2005).

[3]Bart D. Ehrman, The Orthodox Corruption of Scripture: The Effects of Early Christological Controversies on the Text of the New Testament (New York: Oxford University Press, 1993).

Comentários
0 Comentários